Atualmente no mundo ocidental, no meio médico e científico são utilizadas com sucesso técnicas originárias do Yoga com foco no relaxamento, respiração e meditação entre outras com o intuito de promover um bem-estar e saúde geral, nomeadamente no contexto da saúde mental.
Apesar dos benefícios e dos estudos científicos comprovados até que ponto fará sentido ignorar a dimensão espiritual e relação com o Divino que sempre esteve presente no Yoga e Meditação enquanto cultura milenar do subcontinente indiano? De que forma isso será impactante e relevante?
Após 20 anos de viagens à Índia do Yoga, o que nos continua a impactar e inspirar quer na forma de ensinar o Yoga quer na forma de viver a vida vem da inspiração de contacto com yogis, yoginis, sadhus, sadhvis e sannyasins que ainda vivem em zonas de difícil acesso na floresta, em grutas ou pequenas cabanas.
A Índia é mencionada cada vez mais em livros, artigos, programas de tv, redes sociais, aulas, workshops e Formações de Yoga como o berço do Yoga, do Tantra, do Ayurveda e do Vedanta. Mas de entre tantas referências, o que é que se pode considerar fidedigno e realista?
Nesse sentido, o objectivo desta viagem é praticar, estudar, vivenciar e conhecer o Yoga e as suas raízes. Não numa perspectiva turística mas com o intuito de ter uma experiência
pessoal e real do Yoga como é vivido e praticado actualmente na Índia, aprendendo
directamente com yogis que mantêm a tradição viva, perpetuando o estilo de vida
yogi nos mesmos locais desde à milhares de anos.
Iremos permanecer principalmente na zona de Rishikesh, que fica situada no sopé dos
Himalaias, às margens do rio Ganges e rodeada por montanhas.
Numa época em que existem mais escolas, comunidades, professores de Yoga no
Ocidente do que no Oriente, que relevância/importância continua a ter ir à Índia no
contexto do Yoga?
O Convite é para vires e experienciares por ti mesm@ a resposta a esta questão numa viagem intimista e exclusiva reservada a 8 participantes.
Pré-inscrição (formulário online) link na bio
ou por email journey.indiaofyoga@
Saudações Yogis
Gonçalo e Marco
Sem comentários:
Enviar um comentário