quinta-feira, janeiro 23, 2020

Jornada à Meditação e Yoga da Grécia Antiga com Luís Fernandes e Marco Peralta


Jornada à Meditação e Yoga da Grécia Antiga com Luís Fernandes e Marco Peralta
Praticavam os Antigos Gregos Yoga e Meditação? Quais os paralelos entre as filosofias Helénicas dos cépticos, epicuristas e estóicos com as filosofias e tradições orientais associadas ao Yoga e Meditação ? Qual a relevância destes ensinamentos ancestrais na vida dos nossos dias? Quem influenciou quem ? Que ideias e conceitos atravessaram do Ocidente para Oriente e quais as ideias e filosofias que viajaram do Oriente para Ocidente ? Como a filosofia de Demócrito,Pirro, Epicuro, Epicteto e Séneca ressoa com a filosofia de Adi Shankaracharya, Ramanuja, Patanjali, Nargajuna e Gautama ?
Procuraremos nesta viagem investigar, observar e experienciar que muitas das questões para onde o Yoga e a Meditação de origem oriental apontam já eram trabalhadas, investigadas e experienciadas num dos berços da nossa tradição ocidental : O Mundo e a Cultura da Grécia Antiga.
Normalmente lembramos a Grécia Antiga como berço da Ciência, Democracia e Filosofia mas tendemos a esquecer a sua tradição de investigação e meditação interna onde a Filosofia era vista como uma forma de Vida, como a Arte de Viver, como Terapia para as questões existenciais e práticas da Vida Humana, algo para ser aplicado e vivido no dia-a-dia.
Desde o célebre Oráculo de Delphi e o seu “Conhece-te a ti mesmo” aos exercícios estóicos de escrita e visualização à suspensão do julgamento de Pirro, entre muitos outros.
Através de diálogos, meditações, exercícios, práticas físicas, caminhadas, visitas a lugares ancestrais e contemplações procuraremos redescobrir e actualizar a riqueza e importância destas filosofias antigas para a vida dos dias de Hoje!
Mais info e inscrições: info@bethechangeportugal.com

Sem comentários: